Páginas

domingo, 26 de outubro de 2014

Leia a literatura de Rubens Alves





Rubem Alves


Se eu fosse ensinar a uma criança a arte da jardinagem,

não começaria com as lições das pás,

 enxadas e tesouras de podar.

 

Levá-la-ia a passear por parques e jardins, mostrar-lhe-ia flores

 e árvores, falaria sobre suas maravilhosas

simetrias e perfumes; levá-la-ia  a livrarias, para que ela visse,

nos livros de arte, jardins de outras partes do mundo.

 

Aí, seduzida pela beleza  dos jardins ,ela me pediria para

ensinar-lhe as lições das pás, enxadas e tesouras do poder.

 

Se eu fosse ensinar a uma criança a beleza da música,

não começaria com partituras, notas e pautas.

 

Ouviríamos juntos as melodias

mais gostosas e lhe contaria sobre

os instrumentos que fazem a música.

 

Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria

 que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas

 pretas escritas sobre cinco linhas.

 

Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas

ferramentas  para a produção da beleza musical.

 

Se eu fosse ensinar a uma criança

a arte da leitura,  não começaria

com as letras e as sílabas.

 

Simplesmente leria as histórias mais fascinantes que a fariam

entrar no mundo encantado da fantasia.

 

Aí, então, com inveja dos meus  poderes mágicos, ela quereria que eu lhe ensinasse o segredo que  transforma letras e sílabas em histórias.

 

É assim. É muito simples.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita e participação. Volte outra vez, estarei esperando. Não aceito comentários anônimos.