Páginas

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Encerramento do curso de TICs

ASSISTA AO VÍDEO


VEJA AS FOTOS





AMIGO SECRETO


AMIGOS DA TECNOLOGIA


VIAGEM A FORTALEZA


Realizei esta colagem para mostrar que podemos utilizá-la com fins pedagógico.

Avaliação do curso

Avaliação
Professor nunca pára de aprender, tem o desafio constante de investir no seu aprimoramento pessoal e profissional.
Moacir Gadotti diz: “Ser professor, hoje é viver intensamente o seu tempo, com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem professor. Eles fazem fluir o saber”. Vivemos um momento onde as novas tecnologias da Comunicação estão cada vez mais presentes. Diante desse panorama é preciso explorar outras possibilidades para não ser atropelado pela inovação tecnológica. Participando do curso TICs, tive a oportunidade de conhecer vários programas que antes não conhecia, aprender com várias ferramentas disponíveis na internet, pois é uma fonte de informação, e também usar Objetos Multimídia para aprimorar o meu aprendizado, bem como compartilhar e interagir com os colegas, errar, acertar, intervir, criar, selecionar e aprimorar meu conhecimento.
 
Senti dificuldades por não ter domínio da tecnologia, mas procurei iniciar uma caminhada e aproveitar o curso da melhor forma possível para adquirir conhecimento e aplicar minhas aprendizagens, garantindo certa independência, mesmo trabalhando em setor, através de endereço virtual posso integrar a família & escola & comunidade.
 
A profe Marli tem experiência, segurança, é competente, comprometida, e proporcionou uma metodologia dinâmica, prazerosa facilitando a mediação. Percebe-se que a professora periodizou a aprendizagem. 
 
Além disso, a profe Marli oportunizou conhecer sites, para que nós professores pudéssemos nos apropriar dessas ferramentas para integrá-las no nosso fazer pedagógico, reforçando o nosso papel de mediar e expandir as perspectivas de conectar conteúdos e tecnologia. Com elas buscamos inovar, despertar, romper paradigmas pré-estabelecidos e oportunizar a redescoberta da autonomia. O conteúdo do curso foi bem puxado com muitas leituras e atividades. Os trabalhos em grupo enriqueceram o desenvolvimento das atividades, uma vez que a troca amplia a aprendizagem, porém deveria ter mais horas para vencer o programa. Todos os cursistas tiveram a oportunidade de aprimorar o processo de formação e produzir conhecimento. O curso foi muito proveitoso, pois desenvolveu uma postura autodidata. O curso superou as minhas expectativas. Gostaria que fosse oferecido mais cursos na área. A caminhada continua. 

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Álbum de Fotos


Projeto Sacola da Leitura




PROJETO
SACOLA DA LEITURA

OBJETIVO
        Oportunizar possibilidades de desenvolvimento à família, como pessoas que têm necessidades  de adquirir informações através do ato de ler, imaginar, recriar e construir uma sociedade melhor,  incentivando o hábito da leitura para formar leitores de todas as classes sociais, etnias e credos,  visando a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura e escrita.


ESTRATÉGIAS
         Cada professora juntamente com a sua turma desenvolveu uma sacola para levar para casa. Foi confeccionado também um boneco para acompanhar a sacola e realizada uma votação para eleger o nome do boneco. A cada 2 dias o boneco fica aos cuidados de uma criança que tem a liberdade de trocar  as roupas, adereços, travesseiro etc, do mascote ao seu gosto. A idéia principal é oferecer diferentes gêneros de leitura para acompanhar a sacola.
        A professora juntamente com os alunos  seleciona um livro de literatura infantil para a criança, um gibi para o mano(a);  para a mamãe, para o papai e para os demais membros da casa selecionam revistas: Ciência Hoje, Globo Ciências, Veja, Super Interessante e jornais locais. É feito rodízio. Cada aluno leva a sacola para casa que permanece dois dias com ela.
         Sabemos que as crianças aprendem através de exemplos, então os pais são orientados a reunir a família no momento da leitura  e incentivar seu(a) filha a ler afim de criar o hábito e o gosto pela leitura. 
        Também é agregado um caderno na sacola para a criança registrar, relatar como aconteceu a leitura em sua casa, quem participou, elaborar resenhas, textos com os personagens da história, ou produzir trabalhos artísticos desenvolvendo assim a capacidade criadora de dramatizar, reinventando e recontando o texto.
          Quando o aluno devolve a sacola, é dado a oportunidade  de socializar com os colegas como foi a visita da sacola a sua casa. A criança expõe sua opinião sobre o enredo da história, dos jornais ou das notícias das revistas lidas pelos familiares que é respeitada pela turma.
         Quando o material selecionado tiver passado por todos, é feita a troca ou quando as crianças solicitarem. Os materiais usados foram livros, revistas, jornais, máquina fotográfica, computadores, sucatas, massa de modelar, cadernos, materiais  de desenho, diversos tipos de papéis,   máscaras etc.
Pode-se perceber que os alunos lêem com prazer, lazer e entretenimento. É fantástica a criatividade nos registros realizados e a desenvoltura na apresentação. O projeto veio trazer um avanço significativo no aprimoramento da leitura e da escrita, bem como contribui para desenvolver o hábito da leitura e envolvimento da família.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Vídeo do Hangout- computação e armazenamento da nuvem

Assisti o vídeo do Hangout on air Google Drive - Computação e armazenamento da nuvem e achei essa nova forma de se comunicar de interagir com outras pessoas muito interessante. Esse recurso está disponíivel  na internet. A computação e armazenamento da nuvem  é um recurso seguro que armazena dados de forma confiável. O Google Drive oferece vários aplicativos que podem organizar, gerenciar arquivos, elaborar, compartilhar documentos, mensagens etc. As pessoar de diferentes locais podem se enxergar, conversar, trocar ideias. No curso estamos construindo textos colaborativos, interagindo, compartilhando aprendizagem e produzindo conhecimento.  Temos muitos desafios a enfrentar.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

COLEÇÃO ITAÚ DE LIVROS INFANTIS


COLEÇÃO ITAÚ DE LIVROS INFANTIS

Uma iniciativa da Fundação Itaú Social acredita que a Educação muda o mundo E o Itaú convida você a ser parte da mudança. A idéia é que toda a criança tenha acesso aos livros. Este link HTTPS://www.itau.com.br/crianca/pratique/ disponibiliza o cadastro que você pode preencher . Para despertar o gosto pela leitura devemos oferecer um acervo com diferentes  gêneros literários que oportunizem  a construção e ampliação  de conhecimento formando leitores curiosos e críticos. Eu fiz o cadastro e recebi livros de excelente qualidade gratuitamente. 
O conhecimento se multiplica, pela força da palavra falada e escrita.

domingo, 26 de outubro de 2014

Atividade 2.8 - Planejamento


PLANEJAMENTO DE ESCOLHA DE LIVROS

OBJETIVOS

- Disponibilizar um repertório literário e uma grande variedade de gêneros, tais como contos infantis, infanto-juvenis e da cultura popular, filmes, reportagens, propagandas, revistas, jornais, cartuns etc...

- Formar leitores curiosos e competentes.

- Ampliar os conhecimentos, valorizando a leitura como uma fonte que desenvolve múltiplas habilidades de entendimento, além de levar o aluno a estabelecer uma reflexão crítica de si e do mundo de forma prazerosa e contagiante.

- Estimular a curiosidade para a exploração de outras fontes de informação usando as tecnologias.

ESTRATÉGIAS

- Adquirir e disponibilizar um acervo atualizado.

- O aluno vai a biblioteca, manuseia os livros, seleciona, retira e terá a responsabilidade pela conservação no período do empréstimo.

- Ele terá um tempo para realizar a leitura e ser pontual na devolução.

- É feito um cronograma semanal para a realização da hora da leitura com todos os segmentos da escola.

- É utilizado o laboratório da escola e a biblioteca para as produções dos alunos.

-Representar através de atividades lúdicas o potencial criativo.

MATERIAIS

Acervo da biblioteca, máquina fotográfica, laboratório de informática.


VÍDEO

Leia a literatura de Rubens Alves





Rubem Alves


Se eu fosse ensinar a uma criança a arte da jardinagem,

não começaria com as lições das pás,

 enxadas e tesouras de podar.

 

Levá-la-ia a passear por parques e jardins, mostrar-lhe-ia flores

 e árvores, falaria sobre suas maravilhosas

simetrias e perfumes; levá-la-ia  a livrarias, para que ela visse,

nos livros de arte, jardins de outras partes do mundo.

 

Aí, seduzida pela beleza  dos jardins ,ela me pediria para

ensinar-lhe as lições das pás, enxadas e tesouras do poder.

 

Se eu fosse ensinar a uma criança a beleza da música,

não começaria com partituras, notas e pautas.

 

Ouviríamos juntos as melodias

mais gostosas e lhe contaria sobre

os instrumentos que fazem a música.

 

Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria

 que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas

 pretas escritas sobre cinco linhas.

 

Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas

ferramentas  para a produção da beleza musical.

 

Se eu fosse ensinar a uma criança

a arte da leitura,  não começaria

com as letras e as sílabas.

 

Simplesmente leria as histórias mais fascinantes que a fariam

entrar no mundo encantado da fantasia.

 

Aí, então, com inveja dos meus  poderes mágicos, ela quereria que eu lhe ensinasse o segredo que  transforma letras e sílabas em histórias.

 

É assim. É muito simples.

 

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Ser professor é missão ou profissão?

Concordo com a afirmação de Alexandre Garcia que “Ser professor é um dom; é uma vocação. A pessoa nasce professor. E não tem que se envergonhar, a não ser com o salário”. Nas últimas décadas os professores passam por dilemas relativos à própria identidade profissional. Ser ou não ser professor? O professor no exercício de sua profissão emerge em um conjunto de desestimuladores, a falta de reconhecimento de seu trabalho, o compromisso de políticas públicas de valorização da educação e de seus profissionais. A escola precisa ser reinventada como diz António Nóvoa: “Ser professor é o mais impossível e o mais necessário de todos os ofícios. Ser professor implica um corpo-a-corpo permanente com a vida dos outros e com a nossa própria vida. Implica um esforço diário de reflexão e de partilha”. Ele precisa despertar a magia do saber, a curiosidade, abrir caminhos. É necessário construir aprendizagem de forma cooperativa e autônoma. Ser professor é missão, pois tem a incumbência de promover a participação do aluno em um processo de interação, no qual ambos tornam-se agentes de transformações. O professor precisa acompanhar e apropriar-se dos meios digitais, da internet, de múltiplas fontes de informação e de diversos espaços de comunicação para exercer a sua missão. Ser professor vai muito além da atividade exercida em sala de aula, o professor torna-se um exemplo para os alunos, portanto, ser professor é uma missão, que envolve dedicação e aprendizagem contínua. Eli Ana Polesello Dalberto Professora do Ensino Fundamental de Séries Iniciais

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Apresentação do Blog

Este Blog foi desenvolvido pela Prof. Eli Ana Polesello Dalberto, que atua há mais de 38 anos na área de educação. Atualmente, exerce a função de Auxiliar de Biblioteca, incentivando os estudantes no aprimoramento da leitura e das novas descobertas.

O mundo da leitura é encantador e proporciona o desenvolvimento dos indivíduos, tornando-os mais conscientes. A leitura é fundamental para o crescimento das pessoas e portanto, deve ser sempre incentivada.

Este Blog apresentará algumas dicas de livros!

Acompanhe as informações e descubra um novo mundo!

Prof. Eli

Objetivo do Blog


O blog foi criado com o objetivo educacional afim de explorar a biblioteca da escola e todos os nossos recursos pedagógicos, despertando na criança e adolescentes o desejo de viajar sem sair do lugar pelo mundo das letras de forma agradável e prazerosa, socializando experiências, compartilhando dúvidas e descobertas.

Prof. Eli